Translate

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Olá, Povo !! Criei esse blog já faz um tempo ... mas só agora tive tempo e coragem pra começar !! ... então vamos lá!!
Essa semana o assunto (entre outros) foi a cobrança que as vezes sufoca ou não deixa as pessoas enxergarem como realmente somos: com defeitos sim ... mas com qualidades gigantes!!
Estou falando o seguinte:A gente só aprende errando ...e muito!!  Então vamos deixar a rapaziada errar! Vamos dar a chance dos meninos não serem sempre os melhores em tudo. Quando eu estudava tínhamos os times da escola e eu participava de quase todos, mas principalmente, handebol e basquete. E, modéstia a parte, eu jogava muito bem. Nas aulas de Educação Física  a professora mandava duas garotas escolherem os 2 times que se enfrentariam na quadra. Pois bem, eu sempre era aquela que escolhia ou uma das primeiras a serem escolhidas. Mas sempre tinha aquelas meninas que ficavam por último pois não jogavam bem ... e isso não era o fim do mundo!! As melhores em quadra não eram as melhores de nota!! E aquelas meninas que não eram brilhantes na quadra eram feras nas provas. Não existiam tantos dramas como hoje e acho que no fundo eramos mais felizes ... ou menos cruéis com nós mesmos!! Muitas vezes as pessoas cobram que sejamos sempre os melhores em tudo: se jogamos temos que ganhar, se corremos temos que ser o mais veloz, se  tocamos um instrumento temos que dar show, se fazemos balé temos que ser a primeira bailarina do Tetro municipal, enfim ... quando não somos os melhores em algum quesito lá vem a cobrança e é ai que reforçam nossos pontos negativos e se esquecem de nossas inúmeras qualidades. É isso ai ...


"O seu tempo é limitado, então não o gaste vivendo a vida de um outro alguém. Não fique preso pelos dogmas, que é viver com os resultados da vida de outras pessoas. Não deixe que o barulho da opinião dos outros cale a sua própria voz interior. E o mais importante: tenha coragem de seguir o seu próprio coração e a sua intuição. Eles de alguma maneira já sabem o que você realmente quer se tornar. Todo o resto é secundário. "  Steve Jobs 

         discurso histórico para os formandos da Universidade de Stanford, na Califórnia, em junho de 2005 

9 comentários:

  1. Legal o tema Elisana...
    Eu fui sua aluna e hoje estou na faculdade, e no colégio era muito comum me sentir mal começando pela escolha de cursar um faculdade particular. Hoje, superada essa crise enfrento outras na faculdade estudando Design. Mas estou aprendendo que devemos realmente acreditar mais em nós mesmos, fecharmos os olhos e entendermos o que existe de bom dentro da gente e como expressarmos isso. Calma e dedicação são os mais importantes, as vezes não acertamos de primeira, mas o importante é não desistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo curso !! Linda Pat ... como sempre brilhante!! Saudade ...

      Excluir
  2. Muito oportuno o assunto do seu texto, e muito bem abordado também. Parabéns pela iniciativa do blog. Acho, particularmente, que é uma forma de estar mais perto dos alunos - e estar com eles onde eles realmente estão: na internet!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Alexandre ! De uns tempos pra cá tenho sentido que o tempo de uma aula as vezes fica pequeno para os questionamentos dos meninos ... e dos nossos também!!Confesso que estava uma pouco insegura, pois é uma nova e poderosa ferramenta! Novamente, obrigada pelo apoio.

      Excluir
  3. ADOREI O ASSUNTO,POIS É ALGO COTIDIANO DE TODOS NÓS,DESDE O LEIGO ATÉ O PHD. SOU TESTEMUNHA VIVA DE OPRESSÕES SOFRIDAS NA ESCOLA,POIS EU NÃO ERA O MELHOR EM PONTOS QUE O MUNDO ACHA IMPORTANTE TER MÉRITOS.DEMOROU PARA MIM ME LEVANTAR DAS PEDRADAS DA IGNORÂNCIA E DAS HUMILHAÇÕES,E DEPOIS VESTIR A ARMADURA DA CORAGEM E O ESCUDO DA OUSADIA,PORQUE O MUNDO É UMA GUERRA.DEVEMOS SEMPRE ACREDITAR EM NÓS MESMOS POIS,SE NÃO ACREDITARMOS EM NOSSAS ATITUDES,DECISÕES,NÃO SERÁ O MUNDO QUE NOS DARÁ APOIO(EXPERIENCIA PRÓPRIA).TEMOS QUE SAIR DE CASA ARMADOS COM VERDADE,CORAGEM,OUSADIA,DISCERNIMENTO E JUSTIÇA.

    ResponderExcluir
  4. Fantástico, Marquinhos!!! Apesar de todas as suas experiências amargas, vc é uma pessoa extremamente doce!! Dolce, Marco ... dolce!! rsrs

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente demais!!!!!!!!!!!!!!!
    bjão

    ResponderExcluir
  6. Nossa prof , tô adorando dms seu blog

    ResponderExcluir